OUTRAS ATIVIDADES QUE O AJUDARÃO A TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

As atividades físicas devem fazer parte de um programa global de saúde para que você possa reduzir ou eliminar alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares.

 FUMO: fumantes apresentam de 2 a 4 vezes mais chances de desenvolver uma doença cardiovascular que não-fumantes.

Atividades físicas regulares poderão ajuda-lo a diminuir o seu consumo de cigarros ou até a parar de fumar.  


PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA
: quanto mais elevada sua pressão arterial, maior o risco de você desenvolver uma doença cardiovascular.

Exercícios regulares podem, em algumas pessoas, ajudar a diminuir a pressão elevada e podem também ajudar a prevenir a elevação da pressão arterial.

COLESTEROL ELEVADO: níveis elevados de colesterol aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O colesterol no sangue é transportado por diferentes tipos de partículas. Uma dessas partículas é uma proteína chamada “proteína de alta densidade”, conhecida pelas letras HDL. Esta proteína é também tida como o “bom colesterol” porque os seus níveis elevados estão correlacionados à redução dos riscos cardiovasculares.
Atividades físicas regulares estão associadas ao aumento dos níveis de HDL.

OBESIDADE: o excesso de peso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares na medida que aumentam suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do “mau colesterol” e diabetes.
Além de ajudarem você a alcançar e a manter o peso desejado, as atividades físicas regulares podem torna-lo menos propenso a desenvolver diabetes.