HIPERCOLESTEROLEMIA

A presença do LDL-Colesterol, chamado de "colesterol ruim" em doses elevadas no sangue, aumenta de forma significativa, os riscos de desenvolvimento de aterosclerose - endurecimento das artérias por deposição de cristais de colesterol. Este processo de endurecimento ocorre em todas as artérias do organismo e facilita a ocorrência de doenças importantes como: Infarto do miocárdio, coronariopatia crônica e as tromboses cerebrais ou em outras localidades.
As grandes elevações do LDL-Colesterol levam à necessidade de se recorrer à tratamento medicamentoso, porém, tão importante quanto este recurso, a dieta é fundamental para o sucesso da terapêutica.
Seu médico é o mais indicado para sugerir ou orientar sobre qual a melhor maneira de prevenir as elevações do LDL-Colesterol. Abaixo relacionamos uma listagem geral dos alimentos proibidos e permitidos para a adoção de uma dieta pobre em Colesterol:

PROIBIDO

PERMITIDO

Gorduras e óleos

Manteiga, banha, toucinho, óleo de coco, óleo de amendoim, margarina com baixo teor de ácidos graxos poli-insaturados. Azeite, óleo de girassol, óleo de soja, óleo de milho, margarina com alto teor de ácidos graxos poli-insaturados.

Laticínios

Natas, leite condensado, queijo com mais de 40% de gordura. Leite magro, iogurte magro, queijo com menos de 40% de gordura.

Ovos

Gemas Claras

Açúcar e Doces

Chocolates, cremes doces e doces ricos em gemas e gordura. Quantidades normais de açúcar; em caso de obesidade, preferir os substitutos do açúcar.

Massas e Bolos

Macarrão, bolos confeccionados com gemas de ovos, leite ou gorduras "proibidas". Só quando confeccionados com gorduras "permitidas"; sem gemas de ovos e sem leite.

Vegetais

Todos desde que em conservas, azeitonas, hortaliças em vinagre, etc. Todas as verduras frescas.

Batatas

Batatas fritas ou assadas preparadas com as gorduras "proibidas". Pratos confeccionados com as gorduras "permitidas".

Frutas

Castanhas, uvas, figo e abacate. Todas as outras frutas.

Aves

Ganso, pato e pele de aves. Frango e peru sem pele.

Carne

Carne gorda, enchidos gordos, vísceras(miolo, moela, fígado, coraçào e rim). Carnes magras ou enchidos muito magros.

Peixes e Mariscos

conservas de peixes em óleo. Todas as classes de mariscos. Todos os peixes magros.

Bebidas

Bebidas açucaradas e alcoólicas. Sucos de frutas, de legumes; água mineral; café ou chá sem açúcar ou com adoçantes.