DICAS PARA DORMIR MELHOR

 Dormir bem é essencial para manter uma boa saúde física e mental, principalmente se for considerado o desgaste diário que a vida moderna nos impõe. No entanto, volume de informações a absorver, cotidiano doméstico e compromissos costuma prejudicar e comprometer a qualidade do sono, gerando o problema da insônia.

 Com vários fatores desencadeantes, como “stress”, ansiedade, problemas físicos e emocionais, a insônia muitas vezes pode requerer um tratamento médico, pois uma noite mal dormida pode desencadear queda na produtividade, alterações do humor e outros sintomas. Se você está sofrendo de insônia, procure orientação médica.

 Somente um profissional competente poderá orientar sobre o tratamento mais adequado.

 Como forma de minimizar o problema da insônia, você pode seguir algumas dicas, além de técnicas de relaxamento, como as que apresentamos abaixo:

  1. - Procure manter horários regulares para deitar e acordar. Essa prática ajuda a manter uma regularidade do ritmo biológico.
  2. - Mantenha a tranqüilidade do local onde você dorme, evitando utiliza-lo para outras atividades como estudar, assistir TV, jogar videogame, etc.
  3. - Se for ler algum livro ou assistir um filme, evite os que possuem conteúdo estimulante (suspense ou terror).
  4. - Os sons, a luminosidade e a temperatura podem interferir na qualidade do sono. O corpo humano precisa de uma temperatura agradável e de um ambiente silencioso com o mínimo de iluminação, para um bom sono.
  5. - Não vá dormir com fome ou alimentado em excesso, pois refeições pesadas podem causar grande desconforto.
  6. - À noite, evite tomar café, chá preto, bebidas do tipo cola ou guaraná.
  7. - Evite o consumo de bebidas alcoólicas à noite, pois embora elas pareçam induzir o sono, a qualidade do mesmo não é satisfatória. - Alguns pacientes podem sentir uma piora dos sintomas de depressão no dia seguinte.
  8. - Evite fumar a noite, já que a nicotina pode ter efeito excitante.
  9. - Durma apenas o tempo suficiente para se sentir bem. Ficar na cama mais do que o necessário pode prejudicar o sono da noite seguinte.
  10. - Evite “brigar” com a cama. Se tentar, e não conseguir dormir, levante e tente fazer algo enfadonho ou repetitivo, como ler um livro cansativo. Ouvir música suave pode ser relaxante.